MAMOGRAFIA

Para realizar o exame de Mamografia, a paciente deve ficar em pé diante do mamógrafo.

Em seguida, a técnica que realiza o exame posicionará a mama no aparelho, iniciando a compressão em cada mama, nas posições vertical e horizontal, para permitir visualização de todo o tecido mamário.

A compressão da mama costuma durar poucos segundos, enquanto os raios X são emitidos.

Na mamografia digital o raio-X é transformado em um sinal elétrico e transmitido para um computador que digitaliza a imagem , permitido a formação de imagens com mais qualidade na identificação de lesões milimétricas.

É a mamografia das duas mamas. No entanto, em caso de mulheres que já retiraram uma das mamas, o exame é unilateral.

Sim. A mamografia pode causar certa dor e incômodo em algumas mulheres, pois para a sua realização comprime-se as mamas, que normalmente são muito sensíveis.

Uma maneira indicada para evitar isso é, na medida que possível, realizar o exame fora do período menstrual.

Isso porque, por ocorrer retenção de líquido ou por questões hormonais, as mamas ficam mais sensíveis.

De toda forma, nada compensa deixar de fazer o exame.

A quantidade de radiação emitida na mamografia é pequena e não traz prejuízo alguma à paciente.

A mamografia é um exame muito importante para a saúde da mulher e, por meio dele, é possível detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

O exame detecta lesões muito pequenas antes de serem identificadas pelo exame físico de palpação. Dessa forma, ele possibilita um tratamento menos agressivo e um melhor prognóstico quanto à cura.

Agende o seu exame conosco clicando aqui.

O ideal é que a mamografia seja realizada anualmente até os 69 anos. A partir do 70 anos, fica à critério do médico assistente.

A mamografia é um raio-X das mamas que detecta lesões que não são observadas na ultrassonografia. Como, por exemplo, as microcalcificações.

Nas mamas de pacientes jovens ou mamas ainda densas, a mamografia tem sua sensibilidade reduzida e, nestes casos, é indicada a realização da ultrassonografia como complementação ou como exame único.

A ultrassonografia não utiliza radiação ionizante e , por isso, não apresenta risco para gestantes.

Além disso, é indicada para diagnóstico diferencial entre sólidos e cistos dos nódulos detectados na mamografia.

Se você precisa fazer o exame de Mamografia, mas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento, horário, planos, agendamento ou algo a mais, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp clicando aqui.